terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Um passo de cada vez

Ontem fui um dia bastante tumultuado.
Cheguei na clínica e ela estava alagada. E não foi por causa da chuva não, foi um problema na tubulação, parece que um cano estourou lá. E sem água, não temos como dialisar, as máquinas precisam de água para funcionar.
Ficamos hoooras esperando solucionarem o problema. O que aconteceu, pode acontecer em qualquer lugar, mas por ser na clínica de hemodiálise o que seria um simples problema na tubulação, se tornou um problemão.
Trocaram o registro, e tiveram que lavar tudo, pois como eu disse, a máquina funciona com água também, e não poderiam nos expôr a possibilidade de contaminação, devido à isso demorou bastante para entrarmos para dialisar.
Eu que sou do primeiro turno, entrei meio-dia. Embolou tudo. Conseguiram avisar alguns pacientes dos turnos seguintes sobre o atraso, mas alguns não foram avisados e chegaram lá sem saber de nada. Houve muita espera. 

Demoraram para nos dizer o que estavam fazendo para resolver o problema, mas nos informaram, depois algumas horas de espera, sobre o que estava acontecendo e porque estava demorando.
Enfim... entramos para dialisar. Ao entrarmos, grandes mudanças!! Nos três primeiros boxes já tem piso novo e novas máquinas (maravilha!!). Como eu disse em outro texto, só com o tempo saberíamos se boas mudanças iriam acontecer ou não. Está acontecendo, aos poucos vamos melhorando. 

Assim que entrei na máquina, o capilar rompeu, pela terceira vez esse mês! Mais uma assinatura de troca de capilar. Depois da troca tudo indo muito bem durante toda a diálise, até que no finalzinho passei muito mal. Parece que foi reação ao noripurum. Nunca apresentei nenhum problema, mas ontem... nossa. Uma pressão horrível na cabeça. A técnica agiu rápido e a Dra logo apareceu e prescreveu medicamento. Alguns minutos depois já estava melhor, só fiquei com uma dorzinha chata de cabeça, mas a pressão horrível que eu estava sentindo melhorou.
Um passo de cada vez, o negócio é não parar, sempre pensar e agir para melhorar!



Débora Moura.



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