sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Não quero elogio, quero melhoria!

É impossível presenciar certas coisas e não relatar. É tanta coisa que fica até difícil saber por onde começar.

Tem algumas coisas que não entendo. O discurso sobre o novo modo de utilizar a gaze, sobre o vidrinho de spray de álcool e sobre a fita, foi até aceitável. Mas outras coisas acontecem todos os dias e não são observados. Por exemplo luvas não são sempre usadas, seja na hora da punção, seja na hora de tirar as agulhas, uma ou outra usa luva nas duas mãos, geralmente usam só em uma. Outra coisa que não entendo, é a obrigatoriedade das técnicas utilizarem touca e as enfermeiras não. Não faz o menor sentido, o cargo e a faixa salarial podem ser diferentes, mas estão no mesmo espaço físico e lhe dando com os mesmos pacientes, da mesma maneira que deve-se evitar contaminação por parte das técnicas, deve-se evitar por parte das enfermeiras também.

Na segunda-feira desta semana troquei meu horário para o segundo turno, pois precisei ir ao hospital realizar alguns exames (tudo correndo bem). Cheguei atrasada na clínica, demoramos mais do que imaginávamos. Pensamos que iriamos marcar os exames e acabamos realizando no mesmo dia.
Fiquei no boxe 7, dois dos pacientes são idosos, um não escuta direito e a outra nem fala. A outra paciente é lúcida, aliás conversamos bastante. Ela é uma das que brigam pelos seus direitos enquanto paciente renal. E ela está corretíssima, é a vida dela que está em jogo ali. Pois bem, mas não é isso que quero contar, vou começar a contar pelo idoso deste boxe, ele estava passando mal, as técnicas fizeram o que estava ao alcance delas, quando não sabiam mais o que fazer, chamaram a Doutora, que por sua vez demorou horas para ir ver o paciente. Eu não sei dizer o que ela estava fazendo, se estava com algum outro paciente, não sei mesmo. Só sei que tinha um paciente passando mal no boxe e a Dra só apareceu quando o paciente acabou de dialisar. Só não sei dizer se isso é menos grave do que aconteceu com a outra paciente idosa. Eu cheguei atrasada, dialisei, já estava saindo e a para esta paciente ainda faltavam 45 min para terminar. Sabe porque? Por que a máquina dela estava ruim. Chegaram tirá-la da máquina, fizeram alguns procedimentos, colocaram ela novamente, mas toda hora alarmava e o tempo na máquina não estava passando. A técnica já não sabia mais o que fazer. Falou com o enfermeiro que a respondeu da seguinte maneira: "Não posso fazer nada minha filha, não tem técnico na clínica e não tem outra máquina." Eram 15hs e pouca e ainda não tinha nenhum técnico da máquina  na clínica. Absurdo né? Pois é, também acho. Mas não para por aí não. Uma paciente do terceiro turno deste boxe entrou para ver quanto tempo faltava para ela entrar, a máquina que ela dialisa é onde o senhor dialisa e ele estava fazendo medicação ainda. A técnica perguntou a esta paciente se a paciente da máquina da senhora (a máquina com defeito) já estava lá, ela disse que sim e a técnica falou do problema, mas pediu para abafar o caso. O que aconteceu depois eu não sei, mas só o que eu presenciei, já é um absurdo!
Achei que o problema da segunda-feira tivesse sido só isso. Mas fiquei sabendo que colocaram outra pessoa no lugar da paciente que ia dialisar na máquina que eu dialiso no primeiro turno. Mais absurdo ainda. Se comprometem a fazer uma coisa e fazem outra.
Hoje, a minha punção foi 'incrível', uma bela lambança seguida de um hematoma. Chorei, chorei de dor, chorei por mesmo com dor ter q encarar uma nova agulhada, chorei por ter meus sentimentos misturados nesse momento. Era uma dor mas com a sensação de logo não precisarei mais passar por isso se Deus quiser. Mas não pensem que vou parar de escrever não hein. Mesmo que eu saia, continuarei relatando algumas coisas, talvez não com tantos detalhes por não mais vivenciar. Numa outra postagem falei do canal aberto que eu sugeri, talvez não seja colocado em prática, mas eu, através do meu blog serei o canal dos pacientes. Primeiro que não estou buscando mudanças só por mim, quero o melhor para nós pacientes e segundo que se um dia eu vier a perder o rim (claro que não quero que isso aconteça e cuidarei muito bem para que não aconteça) é para a clínica que vou voltar e quero encontrar uma clínica melhor do que a que temos hoje. Outra coisa incrível que aconteceu hoje, foi o seguinte: 8:15 (lembrando que nosso horário de entrada é 6:30 - e nas sextas a gente entra no horário certinho) um paciente estava indo embora. Porque que ele estava indo embora? Poque a máquina dele estava ruim e não tinha outra para ele dialisar. Sexta-feira, se não não encaixarem ele para dialisar amanhã, ficará4 dias sem hemodiálise (quinta, sexta, sábado e domingo). Como sempre o prejudicado é o paciente. Meu Deus do Céu, quando é que vocês (profissionais de saúde) vão perceber que estão lhe dando com vidas???
Ouvi da clínica que tem gostado das coisas que eu posto aqui. Obrigada, mas não é de elogio que eu preciso, preciso que as coisas melhorem na clínica.
Isso me fez pensar que a construção de uma casa, se começa por baixo pela base. Mas na clínica as mudanças tem que começar de cima. Existe hierarquia e é do topo que vem as ordens. E é por ali que as coisas tem que começar a mudar. Volto a dizer, vocês profissionais de saúde precisam daquilo ali para trabalhar e nós, paciente precisamos para viver. A gente pode e deve jogar juntos para melhorar a clínica.



Bem mais! Muito mais!

Débora Moura.

3 comentários:

  1. Débora, excelente descrição do que aconteceu e acontece quase que diariamente na vida de quem dialisa. Você tem toda razão, o que os gestores, profissionais da saúde (claro que não são todos) precisam entender é que estão lidando com pessoas que têm medos e sentimentos e que um dia pode ser um deles ou um parente próximo a estar nessa situação. Ninguém pediu para ser renal crônico! Respeito e humanização..... É só querer, não depende de verbas ou de ordens superiores. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Criei um grupo no facebook para tornar mais visível as dificuldades como as que tão bem relatou acima e para facilitar discussões que possam propiciar mudanças. Bjs e mais uma vez parabéns pela postagem.
    http://www.facebook.com/groups/renaltx/

    ResponderExcluir