sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O remédio que nos falta!

Tenho sido mal interpretada por algumas pessoas na clínica, então, vou fazer alguns esclarecimentos neste texto.
Vou começar ressaltando meu objetivo com este blog. O objetivo é externar as coisas que vivo, vejo, penso e sinto, relatar coisas que acontecem comigo e ao meu redor. Não pretendo aqui falar mal e menos ainda prejudicar ninguém. Também não escrevo para agradar um ou outro, escrevo para externar minhas ideias.
Tenho relatado muito mais sobre meu dia-a-dia quanto paciente renal, pois esta é minha realidade. E falando nisso, sobre as coisas que tenho postado à respeito da clínica, a ideia não é prejudicar, é melhorar. Os profissionais de saúde estão ali porque escolheram estar, eu não. Eu não escolhi, ninguém escolhe ser renal. Precisamos de bom tratamento, dependemos disso para ter uma vida normal fora da clínica. Se não temos uma boa máquina para dialisar, saímos passando mal e se continuamos por um certo período dialisando em uma máquina ruim, corremos o risco de ficarmos internados. É a nossa vida que está em jogo!
E não importa se tem pacientes com mais de 10 anos e eu tenho pouco tempo. Independente de quanto tempo, todo mundo que se senta naquela cadeira depende das mesmas coisas. Dependemos de bons profissionais e de boas máquinas!
Bons profissionais, nós temos! Como em todo e qualquer lugar, existem profissionais e profissionais. Com relação às máquinas, parece que estão resolvendo já. Como havia sido prometido alguns meses atrás, máquinas novas chegaram na clínica.
Assim que cheguei na clínica, dialisava em uma máquina ruim, hoje em dia, dialiso em uma máquina boa, mas vejo a realidade dos meus colegas. Ao contrário do que ouvi hoje, não acho que cada um deve lutar por si lá dentro. Como já disse, dependemos das mesmas coisas. Não quero o melhor pra mim enquanto vejo o meu colega ao lado passando mal por estar em uma máquina ruim. Aliás, acho que o problema é justamente este. Os pacientes pensam muito por si, somente. Se houvesse uma união, talvez as coisas funcionassem melhor.
E ao contrário do que alguns estão pensando lá dentro, não estou sendo influenciada por ninguém. Sou eu que componho meus textos, as ideias são minhas, são minhas palavras. Assumo tudo que escrevo aqui. Se não tenho relatado coisas tão boas assim, é porque não tem acontecido.
Aliás, hoje aconteceu. Um paciente do box ao lado passou muito mal. E foram técnicas, enfermeira e Dra correndo socorrê-lo. Do estado que o vimos sair dali, achamos que ele ia falecer. Mas agiram bem rápido e ele "voltou", se recuperou, no fim da diálise, ele nem parecia que tinha passado tão mal. Parabéns aos profissionais que estiveram envolvidos neste atendimento e agiram rapidamente.
Porém, é preciso dizer que enquanto faziam o atendimento, alguns boxes ficaram vazios, porque no início da manhã, é uma técnica para dois boxes (no box pequeno - com 4 pacientes) e uma técnica para cada box grande (com 8 pacientes), só depois de um determinado horário é que aumenta o número de técnicas no salão.

Também é importante dizer que o meu objetivo não é de que as pessoas que trabalham lá sejam mandadas embora e/ou que a clínica feche!! Não mesmo!! Dependo da clínica para viver! Não só eu, mas como todos os outros pacientes também. O que eu quero é que possamos (todos) dialisar bem. E se uma dessas coisas vierem a acontecer, não é por causa dos meus textos, é porque não cumpriram com as exigências do Ministério da Saúde. Acima de mim, tem muita gente. O que faço é desabafar através da escrita as coisas que vivo e quando tenho oportunidade converso com quem pode ajudar-nos a melhorar a situação da clínica.
As mudanças continuam acontecendo na clínica. As agulhas continuam as mesmas, mas as máquinas chegaram!

Em outro texto cheguei a colocar que falta um pouco mais de visão humana com relação aos pacientes, agora digo que pelo lado dos pacientes, falta um pouco mais de união e de entendimento que as reivindicações são para melhorar para todos e não para um grupo seleto. Volto a dizer, todos nós pacientes, INDEPENDENTE de quanto tempo dialisa, necessitamos das mesmas coisas. Então devemos reivindicar juntos! Na recepção muito se fala, muito se reclama, mas na hora de falar à quem pode resolver, são poucos os que vão.








Débora Moura.



3 comentários:

  1. Perfeito, Débora! Somente com uma visão do todo se é capaz de ajudar. Que bom q vc não precisou ter tanto em diálise para ter uma visão de melhoria das coisas....Parabéns pela iniciativa do blog! Aposto que vem ajudando muitas pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, mais uma vez, Débora, por ter a coragem de reivindicar o justo. E que este remédio (UNIÃO), sirva também para cobrarmos dos gestores públicos as melhorias que a população necessita na saúde e em outras áreas.
    Abraços, Carlos Urjais

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Débora! Curto muito o seu modo de pensar. Com as idéias tão bem organizadas está na cara que o sucesso é um passo que não está tão distante.
    Como vc diz,tem muita gente envolvida em todos esses processos, mas é do < para o > que é possível mudar de maneira eficiente, pois é necessário, como vc tb citou, compreensao e não somente mudança.

    bjnhos.

    ResponderExcluir