quinta-feira, 21 de julho de 2011

É difícil...

É difícil, de uma hora pra outra,
 se ver dependente de uma máquina.
O tratamento pode ser feito na clínica, ou em casa.
De uma forma ou de outra, uma máquina se faz presente.
Como acha que fica a mente?
Para que minha história de vida continue, dependo dela, da máquina.
E quantas outras pessoas também não dependem?
A outra opção que nós, doentes renais, temos é o transplante.
Mas assim, dependemos de um doador.
De qualquer forma, passamos a ser dependentes.
A vida muda bastante.
Uma nova rotina é criada, querendo ou não.
Às vezes me pego pensando em algumas coisas, como por exemplo: Como cumprir carga horária de 8hs de trabalho por dia, se preciso ir à clínica três vezes por semana durante quatro horas?
E pensando assim, realizar a diálise peritoneal em casa, me parece a melhor opção. Mas logo penso: Como trabalhar e estudar se preciso ter 10hs dialisando todos os dias? 
Sendo assim, o transplante, a meu ver, é minha melhor saída.
Mas até lá, tenho um caminho a seguir.


Caminho difícil.
É difícil encarar aquelas agulhas.
É difícil ver seu braço com hematomas.
É difícil ver caroços crescendo em seu braço.
É difícil voltar pra casa com lágrimas nos olhos de tanta dor que sente.
É difícil sentir dor.
É difícil viver estes dias.
É difícil ver nos olhos daqueles que estão ao seu lado, de que queriam fazer algo para ajudar, mas nada podem fazer.
É difícil, ainda com dor, sentar-se naquela cadeira mais uma vez e aguardar novas agulhadas.
É difícil saber que enquanto caminha para o transplante, é preciso aprender a conviver com a dor.
Eu sei que este é o meu caminho, não tem jeito.
Existe um propósito e tenho fé de que lá na frente, vou olhar pra trás e ver o quanto tive lições. E talvez, possa ajudar outras pessoas que possam a vir passar pela mesma situação.
Ninguém escolhe ficar doente.
Mas cada um de nós pode escolher se tratar.
Levar uma vida, na medida do possível, normal, não depende dos médicos, técnicos e enfermeiros, tão pouco de amigos e familiares. Depende de si.
Acredito que o primeiro passo, é a aceitação do próprio paciente. Depois vem o apoio de familiares e amigos. Em seguida, buscar conhecimento sobre o problema, se informar sobre bons médicos, seguir suas orientações.
Não adianta reclamar.
Não adianta se não seguir a dieta
Não adianta se não tomar os medicamentos corretos.
A vida que está em jogo, é a minha, não a do médico.
O doente renal sou eu, não a enfermeira ou a técnica.
Sou eu que tenho que decidir me cuidar.
Pra mim, não está sendo nada fácil, acho que pra ninguém é. E digo isto independente do problema que possa ter.
Mas eu insisto em dizer, quero viver!
Se é aquela máquina, que por enquanto, faz com que eu viva, então continuarei encarando as agulhas.
E o braço? Bem, é possível que ele fique mesmo marcado. Mas será mesmo que tenho que me importar com a estética quando minha vida está em jogo? Não, não. Viver é mais que isso!
Continuo vivendo…
Deus, continue no comando!
Pois quando paro pra pensar, 
minhas forças parecem esgotar.
Sou humana, tenho minhas fraquezas.
Minha fé é a única que não se abala.
Então me ajude Pai!
Me ajude a passar por essas etapas deste caminho, desconhecido e doloroso.
E obrigada! Obrigada por me manter viva e confiante em ti!

Débora Moura

7 comentários:

  1. nossa DÉBORA não tenho nem palavras para vc parabéns e isso ae querida fique com deus !!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Deus está presente em sua vida em todos os momentos deve ser muito difícil pra vc mesmo vivenciando o dia a dia não tenho noção pois vivo o outro lado mas tudo já deu certo é só uma questão de tempo e vc irá se livrar da máquina toda a força pra vc não desanime por mais difícil que seja vc irá vencer fica com Deus pois tudo ele sabe tudo ele vê.

    ResponderExcluir
  4. Luciana Fernandes Serpa4 de dezembro de 2011 às 12:49

    Oi Débora, tenho sempre entrado no seu blog e leio com muito carinho tudo que você escreve. Fico muito imprecionada da forma como você tem encarado toda essa mudança na sua vida, sua percepção e a maneira como você descreve estar passando por tudo isso me deixa muito honrada de ser sua médica.Muitas coisas que vc relata eu tento falar e passar para outras pessoas que estão nesta mesma situação mas a grande maioria não cosegue compreender.É muito comum nos depararmos com agressividade, revolta,não aceitação a nova condição de vida , como se nós,profissionais da área de saúde, fóssemos os grandes culpados do que está acontecendo.Saiba que é muito difícil para mim, mesmo já estando nesta área há 9 anos, cada vez que preciso dizer para algúem o que te disse um dia, pois sei o quanto é complicado encarar um novo começo, com algumas limitações sim, mas necessárias para que se possa seguir em frente.Não sabemos o que a vida nos reserva, hoje eu dou a notícia e amanhã não sei se a receberei de um outro colega, se isso me acontecer gostaria de encará-la da forma tranquila, sensata, bonita que vc está fazendo.Com certeza Deus tem um propósito na sua vida, vc é especial, passa por um momento especial, e com sua sabedoria e com a profissão que vc escolheu vai poder ajudar imensamente outras pessoas com o mesmo problema. Nunca perca as esperanças, saiba que sua família, amigos, Deus e eu estarei sempre ao seu lado na hora que vc precisar.Digo mais uma vez o quanto estou orgulhosa de ser sua médica.Quero poder te ajudar no que for preciso no seu blog pois tenho certeza que muita gente vai se beneficiar e ser ajudada com ele. Na correria de dia a dia na clínica acabamos não podendo conversar sobre ele, mas sempre que precisar pode me procurar ou passar um e-mail.Um grande beijo.FiCA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  5. é isso aí minha amiga e todos nós continuaremos sempre ao seu lado pro que você precisar.. s2

    ResponderExcluir
  6. aspas… adorei o comentário da sua médica!

    ResponderExcluir
  7. Li, antes do post, o comentário da sua médica, e agora, pós leitura do post, estou emocionada.
    Realmente, vc é especial…

    E, acredito que para sua história de vida continue você depende também da sua mente.
    Sabemos que somos incapazes de retratar 100% aquilo que se passa em nossa mente, eu entendo então, que vc está fazendo excelente uso, melhor di que podemos imaginar, da sua mente e da sua fé.

    Bjs com carinho!

    ResponderExcluir