terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dependendo de sucata

A realidade de quem depende de um tratamento é complicada. E não estou dizendo isso pelo atendimento dos profissionais de saúde não. Digo isto, pois presencio a chegada dos pacientes na clínica de hemodiálise e simplesmente não tem máquina funcionando para dialisá-los. Hoje mesmo, no meu Box, duas pacientes só conseguiram entrar duas horas depois do seu horário pré-estabelecido.
O que seriam 4 hs do dia “perdidas”, acabam sendo 5/6hs “perdidas”. Não tem jeito. Nós, pacientes renais, dependemos daquelas máquinas. E se a que está “reservada” pra você não está funcionando direito, a única saída é aguardar vagar uma que esteja funcionando. Digo que é a única saída, porque a outra opção seria ir embora revoltado da vida com a situação, mas assim, colocaria em risco somente sua própria vida. E se tornaria apenas mais um número nas estatísticas.
Dependemos de máquinas que são verdadeiras sucatas. O que fazer? São mesmo sucatas, mas necessitamos delas. Reclamar ao SUS nossa triste realidade. Será que isso resolve? Tomara que sim. Mas e se resolverem embargar a clínica por conta disso, será que não seria pior. Então… O que fazer? Paciência. É preciso ter paciência e procurar uma solução para isso. Mas solução sábia, pois não adianta revolta, baderna, isso só causaria mais problemas.
Vejo os técnicos, os enfermeiros de um lado para o outro, arrastando máquina pra cá, pra lá; maneja paciente do box daqui, para o box dali; sobe máquina, desce máquina, chama a manutenção, explica ao paciente que está aguardando que o problema é na máquina. Rotina difícil, tanto para quem depende, tanto quanto para quem trabalha ali. Os profissionais que gostam do que fazem se limitam ao funcionamento daquela máquina, se ela não funciona, ele não trabalha e sendo assim o paciente não dialisa. Quando é que algum poder público de saúde vai olhar para nós?
Amanhã, estarei em São Paulo. A caminhada para o transplante se iniciará pra valer. Espero que tudo dê certo (Vai dar!!).

Débora Moura.

3 comentários:

  1. Boa Viagem, AMiga.
    Tudo vai dar certo, pois ELE está contigo.
    Bjs e muito Pensamento Positivo.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente as coisas não funcionam como deveria, mas Deus tem reservado algo extraordinário pra você, confie Nele!

    ResponderExcluir
  3. Nossa… quanta denúncia em poucas palavras, e nós sem saber o que fazer com isso… é mesmo uma situação lamentável, mas ainda acredito que a prática da paciência seja uma boa possibilidade para esse assunto. Porém, acredito que só o fato de escrever já é uma forma de protesto. Sua idéia de “amadurecer” a denúncia também é uma plausível decisão.

    bjnhos!

    ResponderExcluir