sexta-feira, 11 de abril de 2014

Dois anos

Caramba!! Como o tempo passa rápido!
Dia 09/04/2014, dois anos de transplante. Inevitável que um filminho passe pela mente. Quantas coisas aconteceram. Quantas coisas mudaram. Quantos sentimentos, sensações, conquistas, choros, abraços, sorrisos....
Logo assim que acordei, pensei que naquele horário, há dois anos atrás, eu já estava no hospital com meus pais e tio; amigos e familiares na expectativa e também apreensivos ligavam e mandavam mensagens a todo momento, afinal, na primeira tentativa, meu tio teve uma reação a anestesia e este acontecimento fez com que os sentimentos e sensações ficassem a flor da pele.
Como sempre, Deus estava a frente de tudo! Desejei que vontade dEle prevalecesse e pedi que pudéssemos ficar bem. Que Ele cuidasse de nós no processo cirúrgico e que acalmasse todos os coraçõezinhos que desejavam que tudo ocorresse bem. 
E como podem perceber, foi um sucesso!
Cá estou eu, com dois anos de transplante! Neste tempo, já voltei a estudar, a trabalhar, resolvi mudar de área, encarar novos desafios profissionais, já viajei algumas vezes, conheci novas pessoas, fiz novos amigos, fui a festas... vida absolutamente normal. Apenas realizando exames periódicos e tomando os medicamentos. Medicamentos estes, que não me impedem de fazer nada! Não que antes, enquanto dialisava, não pudesse fazer nada disso. Não é isso. Eu também saía, ia a festas, tudo isso, mas tinha a preocupação da quantidade de líquido que podia ingerir, com o que comer e precisava estar na clínica três vezes por semana durante quatro horas.... Agora não. Agora, carrego apenas minha bolsinha com meus remedinhos.
É claro que transplante não é cura, e sim, um outro tipo de tratamento. Preciso ficar atenta a alimentação, evitar algumas coisas. Mas essas “coisas” a serem evitadas, devem ser evitadas por qualquer organismo saudável, como por exemplo frituras, enlatados, muita carne vermelha e por aí vai.
Vocês não imaginam como é bom num dia de calor intenso (o que no Rio de Janeiro não é difícil que ocorra, mesmo que não estejamos no verão) poder beber uma garrafinha inteira de água sem se preocupar. Como é incrível poder ir ao banheiro! Xixi! Ser transplantada é achar sensacional fazer xixi! Rs. Aqueles que também são pacientes renais e conseguiram a glória de realizar o transplante, entendem muito bem o que estou dizendo.
Meu tio, doador, também leva a vida dele absolutamente normal! A única coisa que “mudou”, são os exames periódicos (exame de sangue e urina). Feitos em média à cada seis meses. Pensem comigo! Qualquer ser humano, não deveria realizar exames ao menos uma vez ao ano? É o que o doador passa a fazer. Somente isso!
Puxa vida! Se houvessem mais Sérgio (nome do meu tio) por aí, muitos poderiam sair da máquina de hemodiálise ou da diálise peritoneal. Rotina difícil e restrita, porém adaptável. Fazer hemodiálise não é o fim do mundo! Já disse isso em outros textos. Ninguém agradece pelo problema de saúde, nunca agradeci por isso! Mas nunca deixei de agradecer por ter a possibilidade de me tratar.
Ás vezes reclamamos demais e esquecemos de agradecer. Agradecer o simples fato de estar vivo! De poder beber água por exemplo. Cito a água muitas vezes, pois é tão comum à todos, tão normal. Estou com sede, vou até a geladeira e pego um copo d'água. O que tem demais nisso? Talvez para quem tem a saúde em dia, isso não é nada! Mas para nós, pacientes renais transplantados, beber água sem se preocupar com a quantidade e sim, apenas em saciar sua sede... aaaaahhh meu amigo! Isto é uma grande vitória!
Gostaria que mais pessoas pudessem se disponibilizar para doação. Vidas são salvas! Vidas são retomadas! 
Não há como dimensionar a felicidade de ser transplantada e de poder ter novamente a vida nas ''mãos".
Todos os dias agradeço pela vida que tenho, pela família, amigos que me acompanharam, aos amigos que acabaram de chegar.... agradeço por todos aqueles que me querem bem. Agradeço por ter à minha volta, pessoas de bem.
Não pretendo diminuir o sofrimento de ninguém, cada um sabe exatamente o problema que tem, seja ele de saúde ou não. Mas não tenho dúvidas que as coisas possam caminhar de maneira melhor se houver otimismo, pensamento positivo e fé de que as coisas vão melhorar. Há sempre um caminho. Precisamos sair do lugar, nos mexer para que as coisas mudem! As coisas na vida só mudam à partir das mudanças em nós mesmos primeiro. Em se tratando de saúde, não adianta o médico me prescrever remédios, alimentação e cuidados se eu não seguir. Não estou enganando a ele e nem prejudicando a ele e sim, a mim mesma. Esta mesma situação, serve para outras circunstâncias da vida. Eu preciso reagir! Se não for assim, não adianta ninguém me estender a mão.
Eu encarei! Eu acreditei! Eu entreguei nas mãos de Deus sim, mas não deixei de fazer minha parte! E aqui estou. Aqui estamos. Um bolinho para comemorar nossos dois aninhos de transplante. A vitória não é só minha. É de todos! De todos que estiveram conosco neste momento tão delicado. Principalmente do meu tio, que teve muito amor e coragem em me doar.
Então para nós:

Parabéns!!! Que Papai do Céu nos permita comemorar muitos anos juntos!


Eu, meu tio (doador), pais e irmão s2

Transplantar é maravilhoso,
Você se sente dona da sua vida de novo!

Ninguém faz ideia do que é viver tudo isso,
É uma mistura de sentimentos, um rebuliço.

Poder ir e vir,
Sem mais aquela dor sentir.
Rotina restrita e dolorosa,
E aí quando se livra...
Ah que vida maravilhosa!

Débora Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário