sexta-feira, 4 de maio de 2012

O transplante :)

Andei bastante tempo afastada daqui, mas foi por um ótimo motivo.
Estava enrolada finalizando exames e vendo data para o transplante.


Inicialmente era para ter ocorrido no dia 02/Abril, cheguei a dar entrada no hospital. Eu e meu tio, doador, irmão do meu pai. Nos planejamos, nos internamos, meu tio entrou na sala de cirurgia primeiro, enquanto eu aguardava na porta do centro cirúrgico ao lado. Algumas horas se passaram e eu continuei deitada na maca aguardando... Enquanto esperava, pensei em muitas coisas. Família, amigos, planos futuros, trabalho, estudo.... um filminho foi passando pela minha cabeça. Mas nós não sabemos dos planos de Deus.
De repente comecei a ver uma grande movimentação na frente do centro cirúrgico onde meu tio estava. Fiquei preocupada, pois estavam todos agindo com pressa e preocupação e ninguém me dizia sobre o que estava acontecendo.
Algum tempo depois, o médico veio conversar comigo e me explicou que meu tio teve uma reação à anestesia, teve uma convulsão, estava bem, mas abalado, pois ficou preocupado de não poder mais me doar.
Me levaram até ele. Quando me viu, começou a chorar, segurei na mão dele, pedi para que se acalmasse que tudo ficaria bem. Ele me pediu desculpas, mas não tinha o porque. Não teve culpa. E o médico ainda o tranquilizou dizendo que ainda assim poderia ser meu doador, pois a grande preocupação dele naquele momento era só este, de não poder mais me doar. Me emociono toda vez que me lembro da cena e das palavras ditas naquele momento, jamais serão esquecidas. Ele ficou internado em observação e eu voltei para casa.
Na semana seguinte, dia 9/Abril, novamente demos entrada no hospital. E sim, este foi o dia do transplante. Graças à Deus ocorreu tudo bem. No terceiro dia ele teve alta e eu permaneci, total de uma semana internada.

Meu doador
Meu doador :)

A primeira semana foi de muita dor, muitos remédios, muito inchada, mas também muito feliz por ter tido alguém que se disponibilizou a me doar um órgão.
A doação foi de um rim, mas veio de coração, e isso não tem preço. Eu nem tenho palavras para descrever e/ou mensurar minha gratidão pelo ato.
Hoje, estamos muito bem, já tiramos os pontos. Estamos nos recuperando.
Eu continuo tomando muitos remédios, realizando exames toda semana e indo à consultas também para acompanhamento. Os três primeiros meses são de muitos cuidados. Ainda nem estou podendo receber visitas, pois os imunossupressores (remédios para evitar rejeição) me deixam com imunidade muito baixa. Quando preciso ir realizar exame e ir na consulta, utilizo máscara. Todo cuidado nesse momento, é pouco. Preciso seguir direitinho as orientações médicas, pois o que recebi foi uma benção, preciso cuidar com muito amor e carinho.
Transplante não é cura, é um outro tipo de tratamento, existem seus cuidados.

É isso, como digo desde o início de tooooda essa caminhada, está tudo nas mãos de Deus. Então tudo dará certo, pois nEle eu confio e sei que não falha.
Aos nossos olhos, tudo aconteceu do nada e sem motivo aparente, já que não possuo doença de base. Mas na minha mente e em meu coração sempre acreditei nos propósitos de Deus. Nesse um ano que já se passou, muito vivi e muito aprendi. Lições que não teria tido se não passasse por tudo que passei e tenho passado, então por toda essa oportunidade de aprendizado, finalizo meu texto dizendo:
Obrigada Senhor, por cada dia vivido, por cada situação que passei, por todas as pessoas que estiveram ao meu lado e principalmente pelas que permanecem. Obrigada por cada profissional de saúde. Amém!


Débora Moura.


15 comentários:

  1. lindo amiga, vc é uma pessoa muito especial.
    TE ADORO DE MONTÃO!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, emocionada aqui e feliz por vcs estarem bem...
    Deus te ilumine sempre e te guie!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Já te falei diversas vezes, e vou dizer de novo. Outra pessoa em seu lugar não teria a mesma força. Nesse momento você aprendeu quem realmente te ama, quem esta ao seu lado e principalmente o valo que a vida tem. Você é uma pessoa incrível, e eu sempre estarei aqui xu, pro que precisar! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito emocionada com suas palavra. Estou muito feliz por você estar melhor a cada dia e torcendo muito pela sua recuperação total. Que Deus abençoe você e sua família, e que de forças pra atravessar esse momento.Tudo de bom Débora. Melhoras! bjuuuux

    ResponderExcluir
  5. Minha Amiga linda! Graças a Deus, tudo ocorreu bem e a verdade é que nós já sabíamos que no final tudo iria se sair bem, pois acreditamos e confiamos no Deus do Impossível...o que vc passou foi uma fase em que todos que estávamos a sua volta aprendemos e nos fortalecemos muito, agarrados num só propósito: o da esperança e o da certeza da sua vitória!! Estadando aguardando a sua completa recuperação para podermos comemorar hein...rsrs..um bjao de uma amiga que te adola e sempre te carregará neste colação!!!

    ResponderExcluir
  6. Débora, você é uma linda de luz e amor. Deus é contigo o tempo inteiro, linda! Fiquei feliz por encontrar o seu blog e ter o prazer de ler sua história e comentar aqui dizendo o quanto admiro pessoas lindas de todas as formas possíveis. Beijo, querida! Ah, quando puder, dê uma passada no meu blog http://jefhcardoso.blogspot.com/ Será legal lhe receber também. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. POIS É DÉBORA,É UMA CAMINHADA SEM FIM,TODOS OS DIAS SÃO NOVOS,E QUANDO PASSAMOS POR CERTOS PROCESSOS VAMOS DANDO MAIS VALOR AQUILO QUE DE ESPECIAL TEMOS QUE É A VIDA,A MINHA , A SUA E DE TODOS QUE ESTÃO EM NOSSAS VOLTAS QUE AMAMOS. ESTOU NESSA LUTA A QUATRO ANOS E É UM SOBE E DESCE NA MINHA CABEÇA,NÃO ENCONTRO ESSA CORAGEM E FORÇA QUE VEJO EM VOCÊ, FAÇO TUDO DIREITINHO PRA QUE EU TENHA UMA VIDA BOA,VIDA ESSA QUE CHAMO DE PRAZO DE VALIDADE RENOVADO.

    DEUS ESTEJA COM VOCÊ E QUE TENHA REALMENTE TIDO VÁRIAS EXPERIÊNCIAS
    QUE QUEM SABE NÃO LHE FAÇA UMA PESSOA QUE VENHA TRAZER NOVIDADES NA MELHORA DOS RENAIS, JÁ PASSOU POR ESSE FUNIL E SABE O QUANTO É TUDO CONTURBADO E DIFÍCIL.UM GRANDE ABRAÇO E DEUS NO CONTROLE,TODA SORTE AÍ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kakauazuk, realmente não é uma trajetória fácil. Aliás,é dificil, é doloroso,mas Deus sabe de todas as coisas e é dEle q sempre veio essa força p passar por tudo isso.
      Só quem se senta naquela cadeira entende as dificuldades,mas tenha fé,força e nao desanime.
      Tenho outros textos que podem te passar mais otimismo.
      Fique com Deus!
      Qualquer coisa,faça contato.

      Um abraço

      Excluir
  8. que o senhor jesus possa te abençoar nessa nova jornada,pois grandes benção ele estár derramando na sua vida.Fique com Deus. beijos shirlei lima

    ResponderExcluir
  9. Oi Debora!!!

    Bom demais te ler. Espero que continue alimentando este blog. Como alguem já escreveu aqui, só quem passou pela diálise, por todo o processo que vc passou sabe o que é, e reforçando o que vc disse, agora vc parte para um novo tratamento. Toda essa repetição que faço aqui é para reafirmar que sua palavra em relação a este assunto tem peso maior, tem mais credibilidade e podem ajudar muitas pessoas.

    Certamente você terá uma boa adaptação e poderá investir mais tempo nessa questão se assim continuar desejando. Terá todo o meu apoio para isso ou para outras coisas :)

    ResponderExcluir
  10. Que alívio saber que deu tudo certo, que bom ver o amor que une as famílias, que arrepio dar ler cada palavra sua e ver o quanto vc é guerreira e que esse presente foi mais do que merecido!!! Já disse e repito mais uma vez, tenho orgulho de te conhecer e da pessoa forte e positiva que vc é. Vc passa muita luz e força pras pessoas. Nunca deixe que essa luz se apague. Vc vai sempre estar em nossas orações!!! Um beijos de todos aqui!!!

    ResponderExcluir