sábado, 19 de setembro de 2015

Ser Melhor


Escrevo tanto sobre, fé e otimismo, que imagino a possibilidade de pensarem que existe vida "perfeita". Que o mundo pode desabar que continuarei sorrindo e feliz rs. Queridos, não se enganem. Problemas existem para todos! Eu sinto dor. Choro. Me decepciono por ter criado grandes expectativas. Tem momentos que "dá aquela vontade de desistir" (seja lá do que for). Quem nunca?
Viver não é fácil! Todos os dias temos enfrentamentos. E o maior dos enfrentamentos, é aquele que temos com nós mesmos. Sabe aquele velho jeito de ser? Aquele antigo hábito que insiste em permanecer? São estes hábitos, pensamentos, jeito de ser, que precisam ser enfrentados todos os dias para que possamos nos tornar pessoas melhores. Pelo menos pra mim, este é um desafio diário.
Tento, mas nem sempre obtenho êxito em minha insistente tentativa.
Tentar é válido e deve ser, de uma certa forma, uma atitude "reconhecida" (aspas, porque eu acredito que devemos procurar ser melhores sempre, não por reconhecimento, apenas para sermos melhores.). Pois bem, dito isto, preciso dizer outra coisa. Tentar fazer diferente não exime da responsabilidade de falha, mesmo que esteja tentando acertar. E cá entre nós, o que é mais difícil? Procurar fazer melhor ou reconhecer suas falhas? Vish. Capciosa essa pergunta rs.
Há aqueles que dizem que aceitam tranquilamente uma crítica, desde que seja construtiva, ou seja, você aponta a falha, mas já dita a "solução" ou o "caminho" para que as coisas aconteçam melhor. Chega ser bonito isso. Mas vai fazer a crítica construtiva pra você ver o que acontece! rs.
Existem aqueles que ditam suas verdades e estas tornam-se absolutas, coitado daquele que tiver uma verdade diferente.
Quando escrevo sobre isso, não me coloco de fora do pacote dessas pessoas não. É difícil mesmo. Principalmente quando se tem a convicção de que você está fazendo o melhor para o outro. "Caramba! To fazendo o melhor que posso, estou doando tudo de mim e ainda vem dizer que estou falhando?? Ah vá!"
Mas sabe? Vejo que o que vale é procurar ser e fazer o melhor todos os dias . Mudanças radicais não acontecem da noite para o dia, as coisas acontecem aos poucos mesmo, mas nas falhas é preciso reconhecer e pedir perdão. É difícil, mas é preciso.
Por mais que se queira o bem de outra pessoa e esteja querendo sempre fazer o melhor, haverá em algum momento, discordância. Discordância pelo simples fato de sermos todos absolutamente diferentes. Sem dúvidas, o maior desafio de todos, é aprender a lidar com as diferenças e capacidades dos outros. E aprender isso, sem se colocar num "pedestal" é um plus no desafio rs
E na real, todas as diferenças ditas anteriormente, é o que nos fazem crescer todos os dias. Por mais que você acredite que alguém só cometa erros pela vida, alguma lição você tem. Alguém pode te dizer algo que te magoe ou que eleve seu ego, a maneira que você vai lidar com as duas situações é que realmente faz diferença.
Acho que é isso. No fundo, não importa muito o que os outros fazem ou dizem com ou sobre você, porque o que faz diferença mesmo é de que forma você lida com isso. Há sempre a opção de fazer melhor e a escolha é de cada um de nós.
Sendo assim, que possamos escolher sermos melhores todos os dias. Não melhores que alguém, como quem usa a falha dos outros como referência para ser visto como melhor. Melhores do que nós mesmos fomos ontem ou quem sabe, melhores do que fomos apenas alguns minutos atrás (pra começar devagar rs).

Débora Moura.

Um comentário:

  1. Verdade! Essas palavras vai no fundo da alma... porque e difícil realmente mas que eu tire grande aprendizado dessas palavras♡

    ResponderExcluir